domingo, 11 de julho de 2010

Influências do Pequeno Príncipe


Estes dias me são daqueles em que não são as altas reflexões e questionamentos que me vem à tona. São dias de enxergar as pequenas coisas, as simples que não exigem grande esforço de compreensão... É necessário apenas sentir, se render as elas...
Ontem o céu estava lindo e para quem nunca teve a oportunidade de deitar ao relento e ver a imensidão do céu repleto de estrelas, uma constelação deslumbrante, em um local onde houve queda de energia é uma experiência inigualável notar que tanta beleza nos passa despercebida no ritmo desenfreado do nosso dia a dia, que se passa a passos rápidos para que esse logo passe e chegue a seu fim.
Estes instantes me fazem pensar o quão pouco é necessário para nos deixar feliz, enquanto que a todo o momento nosso sistema social cria novas necessidades, novas prioridades que não se fatigam em nos proporcionar aquela tão comum sensação de insatisfação, de falta, e assim a simplicidade se perde em meios a nossos ritos sociais pós-modernos, capitalistas até a alma, onde o ter nos faz ser, o adquirir nos traz felicidade e bem estar.
Ao pensar em mim sem olhar para as dificuldades e problemas que como qualquer outra pessoa eu enfrento, percebo que sou feliz, não tenho grandes faltas, nem ao menos tenho tudo que quero, mas sei que o pouco que tenho e o caminho curto que percorri até hoje me mostram que não faz sentido levar a vida direcionada por uma visão pessimista desta, que garante a qualquer um que se guie por ela um olhar de descrença de desconfiança para tudo que se veja em volta.
O olhar de poeta colore a vida no sentido de atribuir a ela um pouco menos de matéria e um pouco mais de simbolismos... Minha visão de Cristã vê a vida por este prisma de poeta(há quem não concorde, mas não se pode satisfazer a todos). Não o poeta pessimista e frustrado que vê em tudo decepção, vê muros e não o céu, nem o sol, mas aquele que com seus olhos comuns ver coisas incomuns e grita justiça  pela via da esperança e do amor, são estas coisas que vazem deste poeta um sonhador, contador de estrelas, admirador de flores, a favor do velho cortejo romântico, entre outras coisas que excedem aos prazeres momentâneos e passageiros da vida, mas que se perduram nessa tênue esperança, de algo além do físico perceptível aos olhos...
Olhando o céu e suas estrelas, me recordei de algo que havia lido num livrinho mais que especial, fui em busca...
Olhar o céu é uma experiência bem mais complexa do que se pensa (risos):
“Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”
Se eu tivesse que fechar com uma frase era com essa que eu o faria:
“Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”
Bela Malta
Essa citações foram retiradas do livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint- Exupéry.


2 comentários:

Vanessa disse...

Belinhaa pelo visto terminou de leer ne? e ai? gostou? hsuaushua é lindo o livro não é? de vez em quando posto trechinhos no meu blog tambem ^^
: *

Unknown disse...

Já lí esse livro, muito bom...oq falar dessa noite d sábado sem energia e muito estrelada:perfeita...Deus é d+

(P)ostagens Anteriores

Powered By Blogger

Total Pageviews